INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM POXVÍRUS

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Poxvírus (INCT-POX) estuda um grupo de vírus causadores de graves doenças, dentre eles destacam-se o vaccínia vírus, varíola vírus e monkeypoxvírus. Nossa proposta envolve a avaliação de dados epidemiológicos, virológicos, imunopatológicos e clínicos, com alvo na vigilância sorológica e genômica.

A Proposta

A proposta do INCT POX envolve a investigação de dados epidemiológicos, virológicos, imunopatológicos e clínicos, com alvo na vigilância sorológica e genômica. Estudos de aspectos básicos da biologia, ecoepidemiologia e evolução viral em diferentes biomas e regiões brasileiras, além da patogênese e interações com os hospedeiros. Temos como missão a prevenção e controle das doenças causadas por poxvírus, atuando no desenvolvimento de ferramentas diagnósticas, vacinas e antivirais e pela disseminação de informação .

Abrangência

O INCT POX é composto por pesquisadores de instituições que abrangem todo o território nacional, de norte a sul. Os estudos serão feitos em diferentes biomas como Cerrado, Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica e em diferentes regiões geográficas, compreendendo áreas urbanas, rurais e silvestres. Estudos de soroprevalência serão realizados com amostras da região do Cerrado mineiro, das coortes de pacientes infectados com poxvírus e de animais silvestres, rurais e urbanos de diversos biomas e regiões. Os estudos ecoepidemiológicos contemplarão as análises de identificação dos poxvírus circulantes e em conjunto com os estudos de soroprevalência, análises epidemiológicas e da ecologia dos hospedeiros

Contribuições

O INCT POX contribuirá para os estudos de ciência básica no ramo da poxvirologia, além de agregar potencial de inovação e desenvolvimento biotecnológico. Novas tecnologias envolvendo vacinas e terapias serão importantes para o setor produtivo do país, além disso, os resultados serão divulgados em publicações científicas e na mídia, preparando o país para o combate a possíveis novas epidemias.


NOTÍCIAS

Primeiro Seminário Internacional do INCT-POX

É com grande satisfação que anunciamos a realização bem-sucedida do Primeiro Seminário Internacional do INCT-POX, com o apoio da Sociedade Brasileira de Virologia.

Título: Parapoxvirus as Platform for Antigen Delivery for Vet Vaccines

Palestrante: Mathias Martins (Texas A&M University)

Data: 24 de maio de 2024

Horário: 17h

Para aqueles que não puderam comparecer ou desejam rever a apresentação, o seminário está disponível no YouTube através do seguinte link: Assista aqui




Premiação de Estudantes do INCT-POX:

 Melhores Pôsteres no 

X Simpósio de Microbiologia da UFMG.




Reunião de Pesquisadores INCT-POX no Congresso Brasileiro de Virologia 2023


Karine Lourenço recebeu o prêmio de apresentação oral no CBV 2023 na categoria Virologia Humana


 "Production and evaluation of the immunogenicity of a vaccine based on the MVA virus against MPOX"

Premiação para jovens pesquisadores CBV 2023


Ana Gabriella Stoffella Dutra ganhou como melhor pôster na premiação para jovens pesquisadores, na área de Virologia Básica, com o seu trabalho  "Investigation of orthopoxviruses and arboviruses in small mammals from urban parks of Belo Horizonte, Minas Gerais."


Visita para coleta na 

ILHA DE  MARAJÓ realizada pela UFPA

Liderada pelo pesquisador e líder de laboratório associado ao projeto INCT-POX: Prof. José Diomedes Barbosa Neto, da Universidade Federal do Pará ( UFPA).  A visita teve como um de seus objetivos a investigação de infecção por poxvírus em animais do Bioma Amazônico.

Parabenização em nome do INCT-POX

O prof. Flávio Guimarães da Fonseca é o novo Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas. 


O INCT-POX APRESENTA :


CURSO ON-LINE GRATUITO 


ATUALIZAÇÃO EM POXVÍRUS


Que ocorrerá entre os dias 06 de fevereiro e 03 de setembro de 2024, todas as Terças-Feiras, às 17horas.

Publicação 

INCT-POX


Trabalho de Pesquisa Publicado na Revista Científica Journal Medical Virology


https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.28859 

Trabalho de Campo para Coleta de Amostras no 

Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará

liderado pelo pesquisador Prof. Bruno Marques Teixeira-UNINTA.



Prêmio de melhor Dissertação

 no X Simpósio de Microbiologia da UFMG 

Amanda Stéphanie Arantes Witt, 

orientada pelo Prof. Jônatas Santos Abrahão.